Estava trocando uma ideia com a Isabel da Rede da Juventude quando ela me disse que acharia interessante um texto sobre esperar em Deus. Deixe-me indagar. Você espera um relacionamento afetivo em Deus? Há quanto tempo? 1 mês? Talvez 6 meses? 1 ano, quem sabe? Alguém aí há 2 anos ou mais? Não, eu não estou querendo deixar você na seca! Mas saiba que é possível!
Quero testemunhar. Hoje estou atualmente com 23 anos, e espero até hoje no Senhor. Sim, é isso mesmo que quer dizer: eu ainda não namorei ninguém. Antes que me questionem, não fiz nenhum voto de castidade e não há nenhum problema com a afirmação de minha opção sexual. Estou apenas cuidando de meus sentimentos, aplicando um princípio muito importante:
Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis nem desperteis o amor, até que ele o queira (Ct 2:7; Ct 3:5; Ct. 8:4)
Observem que o mesmo texto é citado 3 vezes no livro de Cantares. Se há insistência, é porque é algo muito importante. Mas o que significa não despertar o amor até que ele o queira? É simples: para tudo há um tempo determinado e as coisas devem acontecer naturalmente à medida que estamos preparados.
Observe que o texto não diz "até que você queira", mas sim "até que ele o queira". Nossa, agora complicou né? Ele quem?? O amor! Tá confuso? Olha isso:
E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele. (1 Jo 4:16)
Espere aí! Então quer dizer que, se Deus é amor, e amor não deve ser despertado até que ele queira, então ele só deve ser despertado quando Deus quiser? Sim!!!
Há uma diferença entre amor e ilusão. Não foram poucas as vezes que olhei para uma menina e pensei: "Puxa, que menina bonita e simpática! E ela me dá bola! Meu, acho que gosto dela...". Quem nunca passou por isso? Mas faça o teste! Menino, tente não chegar nela diretamente, mas observe de longe. E menina, tente não dar tanta bola pro menino que você acha bonitinho até que você o conheça melhor. Você vai começar a perceber que na grande maioria dos casos, aquele carinha ou aquela menina não tem nada a ver com você, mas foi uma ilusão momentânea.
Eu já tive uma experiência de um relacionamento afetivo há uns 2 anos. Comecei a observar uma moça e ver nela características que me agradavam. Então, comecei a conversar mais com ela e nos dávamos muito bem. Conversando, vi que vários pontos nela me interessavam e que um relacionamento poderia dar certo. depois de uns bons meses com esse sentimento e observando (cerca de 6 meses), conversei com ela e decidimos algo. Namorar? Não, ainda não. Orar a respeito e ir conversando e se conhecendo mais profundamente. E ficamos cerca de mais 6 meses assim. Quando nos conhecemos melhor, tanto eu pude ver que não daria certo um relacionamento mais profundo com ela, quanto ela também pôde ver a mesma coisa. Conversamos e decidimos continuar amigos, e hoje tenho uma amizade normal com ela.
Tá legal, mas o que a gente ganha com isso? Qual a vantagem de não apressar um pouquinho as coisas e 'desfrutar' de uma intimidade, de algo mais próximo? Bem, vamos a lista:
- Nossos sentimentos ficam guardados de decepções amorosas;
- Os sentimentos da outra pessoa também ficam preservados;
- Estando solteiro, você consegue dedicar tempo a outras coisas como ministério, estudos, amizades, etc;
- Além de tempo, você consegue poupar financeiramente solteiro (vai falar que namoro não dá gasto!);
- Esperando, o amor é despertado na hora certa com a maturidade que você precisa ter. Sentimentos são coisas sérias, não são brinquedo para crianças e adolescentes (sim, estou falando pra você novinho apagar esse fogo aí que é melhor pra você!).
Posso sentir você aí falando: "Mas vai dizer que não dá vontade de estar com alguém! É difícil esperar!". Sim, concordo com você! Mas tem algo que podemos fazer. Analisar a situação racionalmente. Pense:
- Você consegue prospectar um futuro com a pessoa que você está de olho?
- Você conseguiria dedicar um tempo de qualidade à pessoa?
- Você tem maturidade e estabilidade para planejar um futuro com a pessoa?
- A pessoa acredita nas mesmas coisas que você? (Isso é importantíssimo pra se dar bem.)
- A pessoa tem conteúdo, ou só a "embalagem" que é bonita?
Se qualquer uma das resposta for um não, racionalmente decida pular fora. Desmistifique isso que amor é sentimento apenas. Isso é ilusão. O amor é seguro e maduro. Quando aquela "nuvem cor-de-rosa" dos primeiros momentos se dissipa e começamos enxergar o outro como de fato ele é, apenas o que é sólido vai ficar. O nome disso que fica, que suporta o outro e aceita as diferenças, perdoa, releva, é paciente, é amor. O restante é apenas tempero: indispensável para uma boa comida, mas não sustenta.
Texto de strong_wind (Eric Santos)
Ministério de Mestre no corpo de Cristo.
Se quiser distribuir, por favor, cite a fonte =)
Amei esse estudo, irei colocar em pratica. DEUS te abençoe!
ResponderExcluir