Um estudo sobre cristianismo e espiritismo muito interessande. Não tem o que contestar, pois a Bíblia é que foi usada. Boa meditação!
CRISTIANISMO X ESPIRITISMO
(A BÍBLIA COMO PROVA FUNDAMENTAL)
O cristão consciente de sua fé não aceita o Espiritismo, por quê? Assim nos fala Paulo em Gálatas 1:8 - Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!
Marcos 16:15-16 – E Jesus disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”.
II Co 5:7 – Porque vivemos pela fé, e não pelo que vemos.
Só compreende a profunda oposição, o grande abismo que existe entre a Fé Cristã e o Espiritismo, quem fizer uma comparação séria entre o ensinamento cristão e o ensinamento dos espíritas.
RESUMO HISTÓRICO DO ESPIRITISMO:
Em sua forma moderna, como hoje é conhecido, o seu ressurgimento se deve a duas jovens norte-americanas, Margaret e Kate Fox (as irmãs Fox), de Hydeville, Estado de Nova Iorque, nascidas em 1848. Antes delas, outras pessoas tiveram algumas experiências com os espíritos na Europa e em outros países, como o alemão Franz Mesmer, o espanhol Gerard Encause – mais conhecido como “Papus” –, a belga Alexandra David-Neel e o sueco Emmanuel Swendenborg. Além desses, também contribuíram bastante para a expansão do espiritismo moderno Alexandre Cagliostro e Elifas Levi. O primeiro assombrou Paris com a prática do ocultismo das mais diferentes formas, desde a necromancia (consulta aos mortos) até a oniromancia, a arte de prever o futuro através dos sonhos. Elifas tornou-se muito conhecido pela prática do curandeirismo e por pertencer a uma família de judeus fundadores de sociedades secretas.
Entretanto, a prática do espiritismo ganhou impulso e expandiu-se pelo mundo graças a Leon Hippolyte Denizat Rivail, conhecido como Allan Kardec, que reuniu todas as informações possíveis sobre o assunto e organizou um código até hoje utilizado como regra de fé e prática pelos kardecistas.
Tudo começou com uma brincadeira das meninas, Magie e Kate, ambas com 12 e 10 anos, respectivamente, começaram a ouvir pancadas em diferentes pontos da casa onde moravam. Segundo elas, lençóis começaram a ser arrancados das camas por mãos invisíveis, cadeiras e mesas eram tiradas dos seus lugares, e uma “mão” fria tocou no rosto de uma das meninas, então alegaram ser fenômenos sobrenaturais. Aproveitando a oportunidade do aparecimento desses estranhos ruídos ouvidos durante a noite na casa em que moravam, aliada ao boato de que um homem havia sido assassinado e sepultado na adega que ficava no porão da residência, a partir daí, elas criaram um meio de comunicar-se com o suposto espírito, autor dos ruídos e dos “fenômenos”, que respondia às perguntas com um determinado número de pancadas.
Naquela época havia um interesse muito grande pelos fenômenos sobrenaturais e muito supersticionismo. Como as pessoas atribuíam o barulho “inexplicável “ na casa dos Fox ao fantasma do homem assassinado, não causou espanto a rapidez com que correu a notícia de que as meninas estavam falando com o morto. Logo, grande número de pessoas aglomerava-se no interior para presenciar o inusitado acontecimento.
Mais tarde, ao se “profissionalizarem”chamaram a atenção da grande imprensa norte-americana, em Nova Iorque.
Seis anos depois, o espiritismo praticado pelas jovens chegava à Europa através de pessoas que também se consideravam médiuns. Alemanha, França, Itália, Inglaterra e Espanha foram os primeiros países europeus a conhecerem a nova fenomenologia.
Os espíritas chegavam fazendo as mesas levantarem-se e moviam-nas em todas as direções; perguntas eram “respondidas” pelos mortos, alimentando a euforia dos crédulos e incautos. Em 1887, as bancas de jornal e livrarias americanas estavam abarrotadas de literatura abordando o assunto pelos mais diversos ângulos.
Em 1888, 40 anos depois de iniciarem aquela aparentemente inocente brincadeira, as irmãs Fox vieram a público para desmentir os fenômenos. Explicaram como tudo aconteceu, enfatizando que não passara de uma farsa. Entretanto, era tarde demais. O movimento havia crescido demasiadamente. Além disso, muitos haviam aplicado e ganhado milhares de dólares com a história, pouco importando se ela fosse verdadeira ou falsa.
Nem Magie e nem Kate conheceram a felicidade ou tiveram paz durante suas vidas. Ainda muito novas perderam-se no alcoolismo, que acabou por matá-las, uma em 1892 e a outra no ano seguinte.
O ESPIRITISMO KARDECISTA:
Hippolyte Denizat Rivail, nascido de pais católicos, em Lyon, na França, em 1804, adotou o nome de Allan Kardec depois de uma sessão espírita, onde lhe revelaram que era a reencarnação de um poeta com esse nome, que viveu na região da G’lia no tempo do povo celta. Foi o responsável pela maior forma do espiritismo praticado hoje, tanto que o modelo passou a ser conhecido como “espiritismo kerdecista”. Dizia ter recebido a missão de pregar uma nova religião, que começou a fazer a 30 de abril de 1856. Um ano depois, publicou O Livro dos Espíritos, que muito contribuiu para a propaganda espiritista. De 1861 a 1867, publicou 4 livros: Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, Céu e Inferno e Gênesis. Fundou a revista espírita e morreu em 1869.
CARACTERÍSTICAS:
1)A principal característica do espiritismo kardecista é o sectarismo. Seus seguidores acreditam ser os “verdadeiros” espíritas considerando os cultos afros como folclore e outras formas de espiritismo como filosofia;
2)Para eles, os ensinamentos de Jesus são de ordem moral, algo para ser observado como regra de conduta e não como imperativo de salvação;
3)Evitam o confronto aberto com outras formas de religião, principalmente o cristão protestante, que chamam de fundamentalista;
OBS: FUNDAMENTALISTA É AQUELE QUE IMPÕE A SUA VERDADE OU A VERDADE EM QUE ACREDITA AOS OUTROS ATRAVÉS DE COERÇÃO OU VIOLÊNCIA, daí os radicais islâmicos (xiitas), o grupo IRA formado por radicais católicos na Irlanda, radicais palestinos como o Hamas.
4) Pregam o ecumenismo irrestrito, desde que haja harmonia e tolerância religiosa.
Isso quer dizer que os demais devem abrir mão de suas convicções, embora sejam eles a se considerarem tolerantes;
5)O sincretismo religioso. A doutrina kardecista contém elementos de várias correntes de pensamentos e ideologias, do cristianismo ao budismo, passando pelo hinduísmo, teosofia, bramanismo e outras formas de esoterismo.
A mistura resulta num fraco sistema doutrinário, que deseja fundamentar-se no evangelho mas prega a reencarnação, para eles Deus é um ser intangível e suas petições são atendidas pelos espíritos evoluídos e, na impossibilidade de concederem a graça, são intermediários entre o suplicante e Deus. Esse fundamento surge em função do karma (ou lei da causa e efeito) colocado acima do próprio Deus, ou seja, se está determinado que o homem passe por determinada provação nem Deus poderá livrá-lo.
Embora prefiram chamar Lei da Causa e Efeito, procurando diferenciar do correspondente hindu, que acreditam ser discriminatória e parcial, O Karma tem o mesmo objetivo: cobrar do indivíduo o pagamento das faltas cometidas em vidas anteriores. Sem a lei do karma ou causa e efeito seria impossível a crença na reencarnação. Sendo o alicerce da crença kardecista é obrigatória a sua incorporação no conjunto doutrinário elaborado por Allan Kardec.
Para uma religião que pretenda falar com os espíritos, nada mais correto do que optar pela reencarnação como meio de justificação do homem diante de Deus. Com isso, os praticantes do espiritismo estão satisfeitos e procuram fazer o possível para diminuir o máximo das culpas para a próxima reencarnação, o que deverá acontecer até a purificação total. Ao atingir este estágio, o espírito não mais precisará reencarnar-se, tornando-se ministrador do bem através da orientação e ensino para a evolução da humanidade.
6) Não existe céu e inferno, para eles existem os mundos dos espíritos que são como a Terra em versão melhorada.
7) Apesar da estudiosa e pesquisadora espírita, Ivone Castellan, em sua obra o Espiritismo, p.53 garantir que o espírito não guarda lembrança exata das provações anteriores, apenas adquire mais experiência(...), os kardecistas acham que os espíritos escolhem o tipo de provação por que desejam passar na próxima reencarnação para expiarem suas culpas.
EM RESUMO:
- Possibilidade de comunicação com os espíritos desencarnados;
- Crença na reencarnação;
- Crença de que ninguém pode impedir o homem de sofrer as conseqüências dos seus atos;
- Crença na pluralidade dos mundos habitados;
- A caridade é virtude única, aplicada tanto aos vivos como aos mortos;
- Deus, embora exista, é um ser impessoal, habitando um mundo longínquo;
- Mais perto dos homens estão os “espíritos-guias”;
- Jesus foi o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem para lhe servir de guia e modelo moral na observação das leis divinas e naturais (segundo Guillon Ribeiro, um dos maiores expoentes do kardecismo no Brasil);
- Jesus é um modelo ideal da perfeição moral, um depositário da sabedoria divina e o mestre por excelência no ensinamento da lei de Deus. Crêem assim e afirmam que “por sua bondade e pureza, Jesus recebeu em si o Espírito do próprio Deus”;
- A evolução do espírito depende exclusivamente de seus méritos pessoais, que são acumulados através de sucessivas reencarnações;
- Existe o Perispírito.
A palavra perispírito, que também já foi usada pelo padre Kevedo quando apresentava matérias no Fantástico, significa “a volta de” ou “o que envolve”. Seria uma substância imaterial que envolve o espírito ou está em volta dele. É também chamado corpo astral, ectoplasma ou corpo fluídico da alma. Segundo Arthur Conan Doyle, em seu livro A História do Espiritismo, pg. 337, o perispírito é um denso vapor semiluminoso que flui do lado ou da boca do médium. Resumindo, o perispírito “protege” o espírito. Liga o espírito ao corpo e desliga-se deste na ocasião da morte, mas não se desliga do espírito.
Aguardem a parte 2...
O autor do artigo acredito que embora bem intencionado (apesar das letras garrafais), realmente parece ter um conhecimento bastante limitado de outras religiões, sugiro que o mesmo antes de se propor a escrever sobre outras crenças estude-as realmente para só então fazer algum tipo de comparação e claro o mais importante sem pré-julgamentos ou pré-conceitos. Mas acredito que se perserverar no estudo tem bastante chance de melhorar. Boa sorte. Muita paz!! Marco Moraes
ResponderExcluirQueridos,
ResponderExcluirestou passando por uma situação muito difícil!
Sou evangélica, nascida e criada!
Há três anos namoro um rapaz super bacana que é espírita!
Está sendo muito complicado por são dois julgos e duas medidas.
Tenho minha convicção em Cristo, e ele influenciado pela mãe, frequenta o Centro há 5 anos.
É difícil me separar dele, mesmo porque tenho fé em cristo que ele é filho da salvação! Deus tem palno em sua vida!
Oro, oro pra deus me dar direção, sabedoria e conhecimento para viver ao seu lado!
Está nas mãos do Senhor!
Atenciosamente, Cíntia Nogueira.
Não o considero com conhecimento limitado, FUI Espírita e vivenciei o movimento a fundo, você resumiu em linhas básicas o que o movimento prega (que pode ser encontrado nas principais literaturas a respeito) e não é nada mais nada menos do que está descrito nas apostilas de Estudo Sistemático da Doutrina Espírita (ESDE) na maioria das edições das Federações Espíritas, demais divagações sobre o tema são de ordem filosófica,complementares,experimentais ou de estudos particulares(de conteúdos discutíveis), portanto, devem ser analisados com muita cautela até mesmo por espíritas. Em linhas gerais, o que a postagem descreve aqui é autêntico e sem floreios.
ResponderExcluirQue Deus os abençoe!
A Paz do Senhor Jesus Cristo para todos! mas venho em especial a aconcelhar a esta jovem evangelica que na qual namora um rapaz espirita que antes de conquistar ele primeiro ore a Deus para saber se este é realmente de Deus pra você e no lugar de conquista-lo, conquiste-o pra Cristo...pois disse Jesus aquele que amar mais a seu pai,mãe... do que a mim este não é digno de mim. Estou orando por te e Que DEus continue te abençoando.
ResponderExcluirFui espírita por 13 anos e realmente as informações sobre o espiritismo descritas neste texto batem com tudo o que ouvi e escrevi, fiquei muito feliz em ler este texto, pois agora sou evangélica e me sinto aliviada por Jesus ter me resgatado! desejo do fundo do meu coração que os espíritas, que são pessoas maravilhosas tenham a oportunidade de sentir a verdadeira unção de Deus e que sejam salvas.
ResponderExcluirCara..... quanta groselha, aproveita o seu interesse e impeto em conhecer as religiões e doutrinas e vá se informar melhor o que verdadeiramente é a Doutrina Espírita, porque pelo que vc fala: que um dia foi Espírita, eu realmente desacredito, pois em suas declarações em nada tem haver com o que é esclarecido e estudado pelo Espiritismo. Realmente é uma pena que pessoas tão desinformadas que se dizem ser ou terem sido Espiritas tentem deturbar, com irresponsabilidade e inexperiência, a tão legítima e escalrecedora Doutrina Espirita.
ResponderExcluirCara.... pelo que pude perceber vc leu toda a famosa "Biblia Sagrada", que ótimo hein.... parabéns.... vc não deve fazer nada na vida, inclusive não deve sobrar tempo para colocar em prática tudo aquilo que ela prega para vc que infelizmente acredita. Meu amigo procure evoluir enquanto ser humano para engrandecer seu espírito, não acredite em coisas vazias e sem fundamento que as religiões pregam por interesses.
ResponderExcluirAmado, nós CRISTÃOS tiramos sim um pouco do nosso tempo para ler a palavra de Deus, para crescer na GRAÇA e no conhecimento tiramos tempo também pra falar com o nosso DEUS VIVO, que nos responde e fala conosco é uma experiência maravilhosa é uma dádiva que o Senhor dá a todo aquele que crêr. Muito pelo contrario o dia é corrido, nós sentimos nessecidade de está na presença do Senhor. Eu te convido em nome de Jesus a viver essa experiência grandiosa, desejo que voçê receba a revelação do espirito santo em nome de Jesus.
ResponderExcluirgostei, mais peraí, vc não concrega, não presta culto a Deus em nenhuma igreja?
ResponderExcluirE isso aí, essa sim é uma bela resposta!
ResponderExcluirVi que tentou transpor um estudo, mas percebo que na realidade desenvolveu conceitos próprios, dando sua opinião como verdade e um estudo sério jamais podemos fazer isso.
ResponderExcluirFazer das pessoas deuses para lhes servir todos querem, mas seguir os preceitos de moral que Jesus ensinou e exemplificou ninguem quer né, é obvio , é tao dificil.Particularmente acredito muito nas palavras de Jesus, quando Ele diz que o maior mandamento da Lei é:_Amareis o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração, de toda a vossa alma, e de
ResponderExcluirtodo o vosso espírito; é o primeiro e o maior mandamento. E eis o segundo que é
semelhante àquele: Amareis o vosso próximo como a vós mesmos. Toda a lei e os
profetas estão contidos nestes dois mandamentos". Ele disse isso e as pessoas mesmo se dizendo ser seus seguidores, ainda dizem e fazem mazelas uns contra os outros, tolos, orgulho e vaidade, que nos faz querer ser os donos da verdade.Quem sabe quando de fato seguirmos o conselho Dele instituiremos o reino dos ceus uns para os outros. Imagino eu que o Pai ficara muito contente ao ver seus filhos amando uns aos outros.Pois se um pai humano ja tem esse comportamente ao ver seus filhos se dando bem, que dirá o Ser que como diz Jesus é Pai amoroso e bom.Deixo aqui minha humilde opiniao e afirmo que nao tenho a menor pretensao de está de posse da verdade.Que Deus nos ofereça de imediato pelo menos a capacidade de nos tolerarmos, para que nesse exercicio possamos futuramente, quiçá amarmo-nos!
Meu vc deve ser muito sem cultura pq nao tem capacidade de ler um livro pequeno como a Bíblia...:S eu mesma ja li varias vezes e sou técnica em processamento de dados e nutricionista formada em universidade federal. E vc o q é?
ResponderExcluirAmigo Deus criou pessoas com livre opção de escolha. Se vc diz a teu filho q nao mexa na tomada e ele vai e mexe toma um choque com certeza! Segundo o seu pensamento de justiça, vc acha justo a pessoa pagar por pegados que nem sequer sabe q cometeu em outra vida? Eu não vejo justiça nisso. Agora vamos supor q teu filho sai de casa e vai pra farra se drogar la viver uma vida louca, por la tem um filho, que vai sofrer as consequencias do q teu filho ta vivendo...pode nascer com deficiencia mental, passar fome, sofrer maus tratos...me diz agora qual a tua culpa? Deus nao criou pessoas pra sofrem eternamente mano, Ele criou pra viverem eternamente, mas o homem escolheu morrer. Mas há esperança pela morte do Justo Jesus de vida eterna.
ResponderExcluiro que vc acha diso: E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Hebreus 9:27
Disso: Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?Å lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.
Isaías 8:19-20
Isso: Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
Cada um crer no que quer...se sentir bem as pessoas se sentem ate matando e nem por isso significa que matar é bom.
Agora usar a Biblia pra justificar o Espiritismo, como se faz, aí é distorção total
Caro Charles, acho q infelizmente vc tem sido influenciado pela sua namorada ao invés dela ser influenciada por vc...Nós protestantes somos o sal da terra,somos nós q temos q dar gosto ao mundo e não o mundo nos deixar sem gosto..reflita melhor e estude melhor o Antigo Testamento..
ResponderExcluir