segunda-feira, 14 de junho de 2010

Festa Junina e Cristianismo

Crente participa de Festa Junina???

Essa é mais uma daquelas da série "pode ou não pode" que os crentes adoram. Eu pra não fugir a regra, vou tentar ser claro e colocar a percepção Bíblica sobre o assunto. Antes que me crucifiquem, saibam que essa foi uma indicação do Renato Vargens!


Bem, a pergunta que me vem a mente é "porque não participar?" Alguns dirão, porque é idolatria. Outros dirão, porque o folclore é muito místico e cheio de alusões a seres míticos. Porém eu digo, qual o controle que essas coisas tem sobre a minha vida? Qual influência essas coisas geram sobre mim?

O problema de participar de festa junina está no culto a São João por exemplo, mas hoje em dia, não existe mais isso, salvo alguns locais no nordeste do Brasil. Mas em geral, festa junina é sinônimo de reunião de jovens e famílias para lazer. Gente que sai de casa pra comer um milho verde ou uma maçã do amor, nada sério.

Porém, nós crentes fazemos um cavalo de batalha afirmando que essas coisas são consagradas a ídolos e etc. Também tem o caso da quadrilha, onde as crianças são convidadas a participar e os pais crentes santarrões que são, proíbem a pobre da criança de dançar. Qual o embasamento disso? Nunca vi uma quadrilha onde as crianças fossem obrigadas a entoar um cântico de adoração a São João, ou no meio da dança orar para entidades. Apenas dança, apenas cultura.

Você até pode discordar de mim, mas saiba que se não estivermos antenados culturalmente falando, prontos para responder as perguntas de nosso tempo, faremos de nossos filhos crianças aliendadas e espiritualmente fracas em suas convicções a ponto de não poder participar de uma festa na roça por conta de especulações sobre idolatria.

A única coisa que você deve atentar é sobre sua consciência. Pecado não é, mas se sua consciência te acusar, não faça.

E no mais, tudo na mais santa paz!



Fonte: Blog do Pr Márcio de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário