terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Como Pensar Positivamente em um Mundo Negativo

A paz gente! Recebi essa mensagem em meu e-mail do telepaz e gostaria de compartilhar com vocês. Não sei porque recebi, mas gostei dela. Deus continue abençoando!

COMO PENSAR POSITIVAMENTE EM UM MUNDO NEGATIVO
Por Dr. Flauzilino Araújo dos Santos



Era uma vez um homem que vivia na beira de uma estrada e que vendia cachorros-quentes.
Ele não ouvia bem, por isso não tinha rádio; ele tinha problemas com os olhos e não usava óculos, por isso não lia jornais. Mas ele vendia bons cachorros-quentes.

Colocava cartazes pela estrada afora fazendo propaganda da qualidade dos seus cachorros-quentes. Ele ficava na beira da estrada, oferecia o seu produto em voz alta, e o povo comprava.

Lentamente foram aumentando as vendas e, também, cada vez mais aumentava a compra de salsichas e pães. Também, comprou um fogão maior para atender a freguesia, e o negócio prosperava.

Ele conseguiu dar boa escola ao filho. Finalmente, o filho, já formado, voltou para casa a fim de ajudar o pai.

Aí, então, uma coisa interessante aconteceu. O filho falou para o pai:

“Pai: Então o senhor não ouve rádio? Não! O senhor não lê jornais? Não! Pai: Há uma grande crise no mundo e a situação aqui no país é ainda pior. Tudo está indo para o vinagre!”

E o pai pensou:

"Bom, meu filho estudou, lê jornais, ouve rádio e vê televisão; ele só pode estar com a razão."

O pai foi diminuindo as compras de salsichas e de pães. Tirou os cartazes de propaganda da estrada. Já não mais forçava as vendas em voz alta, abatido pelas notícias de crise. As vendas foram caindo.

Depois de um tempo, o pai falou para o filho:

“É filho, você estava certo, nós estamos no meio de uma grande crise...”.

MORAL DA HISTÓRIA:

Se você acredita que algo pode dar certo, com esforço, perseverança e acima de tudo, com fé em Deus, com certeza dará certo.

Agora, se você se deixa influenciar por mensagens negativas e por maus pensamentos e acreditar neles, a probabilidade de tudo dar errado é infinitamente maior.

A Bíblia registra uma máxima que diz “Como um homem pensa em seu coração assim ele é” (Provérbios 23:7). Em outras palavras dir-se-á que uma pessoa é literalmente aquilo que ela pensa.

Com a devida reserva ao racionalismo cartesiano, cabe como luva a famosa frase de René Descartes (1596–1650) - “Penso, logo existo”.

Agora, a pergunta é a seguinte: Mas como criar um padrão de pensamento positivo e seguir em frente sempre? Será que alguém pode se manter blindado quando invariavelmente interagimos em um meio profundamente negativo? O que fazer para manter a grandeza e a pureza do pensamento?

Em primeiro, podemos assentar que um pensamento nobre não é coisa do destino ou da sorte, mas é o resultado do esforço contínuo em pensar corretamente e da profunda associação com o poder sobrenatural e divino de nosso Pai que está nos céus.

Em segundo, pelo mesmo processo, a manutenção de pensamentos negativos é o resultado da inércia ou do acolhimento de idéias vis e desprezíveis.

Assim, pelo exercício da escolha certa o ser humano ascenderá à presença do Deus Todo-Poderoso. Em posição diametralmente oposta, em virtude da aplicação incorreta do pensamento, esse mesmo ser humano poderá descer aos porões das dores e das lamentações.

Caríssimo(a) Amigo(a): Esta mensagem tem por objetivo dizer a você que em Deus existem ferramentas emocionais e espirituais por meio das quais é possível remodelar sua estrutura de pensamento, de sorte que seja restaurada e trazida à luz uma nova maneira de viver com alegria, força, inteligência, paz, fé, esperança e amor.

Não importa o quanto você esteja se sentindo enfraquecido e abandonado. Não importam, igualmente, que seus esforços tenham se mostrado negativos porque, no momento que você mais precisou de prudência, você não conseguiu exercer autocontrole e agora se sente algemado por sua própria fraqueza.

Quero lhe dizer que sendo Deus o autor de nossas vidas e construtor de nossos destinos, Ele pode provar sem nenhuma margem de erro; que se deixarmos que Ele cuide de cada circunstância, por mais importante ou por mais inexpressiva que seja em nossas vidas; que se Ele puder cuidar, controlar e até mesmo alterar nossos pensamentos, Ele vai mudar nossa estrutura de pensamento do negativo para positivo e ainda que seja necessário o exercício de paciência, pelos efeitos desse procedimento complexo, portas serão definitivamente abertas.

Evidentemente haverá uma força sobrenatural trabalhando a seu favor na renovação de sua mente e dos seus pensamentos, porém, é condição sine qua nom que haja cooperação humana a fim e que seja produzida a fé necessária para essa concretização. E a fé não surge automaticamente ou por meio do raciocínio humano ou da aplicação dos padrões naturais de pensamento; não.

A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus (cf. Romanos 10:17), de sorte que se não houver audição da Palavra, por conseqüência, não haverá fé, porque a fé vem pelo ouvir. Por outro lado, à medida que a pessoa se alimenta da Palavra de Deus, o alimentar-se da Palavra vai gerando uma fé que se agiganta de tal modo que é capaz de mover montanhas.

Caríssimo(a) Amigo(a): Se você tem sido uma pessoa presa por pensamentos negativos, pensamentos de derrota, de medo e de pobreza; se você tem sido uma pessoa presa por complexos de inferioridade e de indignidade; por sentimentos de ciúmes, de ódio e de vingança, queremos propor a você o desenvolvimento de um relacionamento com o Espírito Santo e esse relacionamento terá a força suficiente para reverter todo esse quadro de improdutividade e torná-lo uma pessoa otimista; uma pessoa vencedora na vida.

Sim, realmente a Palavra de Deus tem esse efeito restaurador da mente e do coração do ser humano. É uma espécie de rompimento com o padrão natural pela renovação da mente, com habilitação a fim de que a pessoa seja capaz de experimentar, concretizar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (cf. Romanos 12:2).

Quero concluir esta mensagem com o seguinte texto:

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. [...] O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus. A nosso Deus e Pai seja a glória para todo o sempre. Amém” (Filipenses 4:8,19 e 20).